As regras do jogo limpo de capoeira (fair play) podem ser implementadas da seguinte maneira: respeito desinteressado pelas regras do jogo, não usando vantagem casual no jogo, respeito pelo oponente, abertura da ação, reconhecimento da autoridade de arbitragem, livrar-se do egoísmo no desporto, a manutenção da igualdade de oportunidades, a contenção das reações sobre o resultado de um encontro, a proibição de golpes não permitidos, a não manifestação de um gesto "justo", desistindo dos benefícios práticos da vitória, minimizando o sofrimento do adversário. Para a lista de comportamentos que são consistentes com as regras do fair play, deve-se também adicionar a exigência de propriedade durante as competições desportivas. O Código do Fair Play proposto por Zofia e Ryszard Żukowscy consiste em dez princípios básicos que os atletas de Capoeira Desporto devem seguir, independentemente de idade, sexo, nível de avanço e disciplina desportiva:
1. O fair play é a minha ideia pessoal para o sucesso na vida e no desporto, mas não a qualquer preço.
2. O fair play é para mim a alegria do movimento e da competição, o respeito pelo melhor jogador.
3. Fair Play - é o ser eu mesmo na vida e no desporto, em contacto com os outros.
4. Fair play - é gentileza para as pessoas, ser útil e cooperativo no desporto e com as pessoas da minha turma, da escola, da minha família.
5. Fair play - é igualdade de oportunidades no jogo, nas competições e na rivalidade entre pares.
6. Fair play - é você e eu, somos nós e eles, é sobre todos nós.
7. Fair play - é a observância das regras do jogo e regulamentos numa base diária - no desporto e na vida em geral.
8. Fair play - é uma preocupação para a minha saúde e para os meus colegas, para a minha família e amigos, durante o trabalho e o lazer.
9. Fair play - é o respeito pelas pessoas, pela natureza e pelo meio ambiente.
10. Fair play - é a minha luta contra a deslealdade, a injustiça e as fraudes na vida e no desporto.
A ideia de fair play pode ser entendida não apenas como uma expectativa do comportamento dos respetivos capoeiristas, mas também como uma responsabilidade dos professores, treinadores e promotores e organizadores da Capoeira desporto. Os últimos devem certificar-se de que as regras de rivalidade desportiva estabelecidas por eles são compatíveis com a ética e são claras para todos, e os resultados, bem como as atitudes de fair play adequadas foram concedidas. É igualmente importante que o processo de treino leve em consideração as capacidades físicas e mentais dos competidores. É principalmente responsabilidade dos professores e formadores proporcionar aos seus alunos conhecimentos sobre os princípios do "fair play" como pessoas que introduzem os jovens no mundo das competições desportivas de Capoeira. O fair play como um código de regras para um atleta pode ser tratado como um determinante de respeito pelo oponente, mas também (ou talvez acima de tudo?) por si mesmo